Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Olhar de Cinema divulga identidade visual da edição 2024

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba divulgou a identidade visual de sua edição 2024. 

O evento, que segue para sua 13ª realização, tem data para acontecer de 12 a 20 de junho, ocupando salas de cinema da capital paranaense com curtas e longas-metragens vindos de todo o mundo, sendo no Cine Passeio e  no Cinemark Mueller, assim como na Ópera de Arame, um dos principais pontos turísticos do Paraná. 

A cada ano, o festival busca apresentar um conceito visual que acompanhe o crescimento do evento como um todo, assim como sua função social e cultural na disseminação da sétima arte na sociedade.

“Para este ano, nos perguntamos sobre qual o nosso lugar como festival no Brasil e no mundo, assim como qual é o espaço que queremos e podemos ocupar”, comenta Antônio Gonçalves Júnior, diretor do Olhar de Cinema. 

Essas perguntas foram o pontapé inicial para o processo criativo da ilustradora Giulia Ferrari Ulbrich. A artista, que é responsável pela identidade visual para a edição de 2024, é conhecida por seu estilo repleto de cores,  sutil e temas irreverentes.

Na arte desenvolvida, Giulia retrata variados estilos e gêneros cinematográficos, assim como diferentes perfis de espectadores, todos conectados pela sétima arte. 

“Refleti sobre as definições, os limites dessas palavras, desses espaços. Não é possível o festival ser várias coisas ao mesmo tempo? Cheguei nas palavras ‘espaço, limite, expansão e pluralidade’, pois assim como o cinema, o festival também é várias coisas ao mesmo tempo. Partindo do vermelho, encontramos uma paleta de cores contrastantes que traduzem essas concepções para o visual. Já sobre a disposição dos elementos, as formas verdes, orgânicas e indefinidas dão a impressão de expansão, movimento, cada uma em seu espaço, mas se complementando. As ilustrações que preenchem essas formas transmitem algum tipo de sentimento, um ambiente, a sensação de música, silêncio e conceitos opostos. Diferentes, mas que compõem a cena maior”, explica Giulia Ferrari. 

Por falar em ocupar….

Em seus mais de 10 anos de realização, o Olhar de Cinema busca ocupar diferentes espaços culturais na capital paranaense, assim como na Região Metropolitana, na Cidade Industrial. Um exemplo recente é a Ópera de Arame que, pela primeira vez em sua história, desde a sua fundação em 1992, recebeu a exibição de longa-metragem, propondo uma nova abordagem para o espaço. A produção “Casa Izabel” foi o filme de abertura da 12ª edição e reuniu mais de 1.500 espectadores em sua sessão exclusiva. 

“O Olhar de Cinema vem se consolidando cada vez mais como um dos festivais mais relevantes da sétima arte no Brasil. Desde 2012, já levamos mais de 200 mil pessoas às salas de cinema, mais de 30 mil assistindo produções de forma online e mais de 1000 produções exibidas de todo o mundo”, finaliza Júnior. 

A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba terá sua programação revelada em breve. Mais informações por meio das redes sociais (@olhardecinema) e pelo site oficial www.olhardecinema.com.br.  O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr