30 anos sem Ayrton Senna: onde encontrar o piloto nos games!

Compartilhar

Dia 01º de maio de 1994 o Brasil inteiro perdeu um pouco de seu brilho e toda uma nação chorou. Um dos maiores ídolos do país sofria um acidente que lhe custaria a vida, após passar reto pela curva da Tamburello, no GP de San Marino, em Imola na Itália.

Ayrton Senna da Silva, ou melhor, Ayrton Senna do Brasil fazia o país parar aos domingos de manhã para assisti-lo ser obstinado a cada curva em busca das vitorias, e claro que alguns games homenagearam o ídolo, não apenas dos brasileiros, mas de muitas outras nações, e que serviu de inspiração para muitos outros pilotos futuramente.
Neste texto, vamos relembrar alguns jogos que trouxeram o piloto brasileiro e toda sua velocidade, ainda mais pra dentro de nossas casas.

Ayrton Senna’s Monaco GP 2 (1992 – Mega Drive)

Sim, houveram outros jogos que tinham o piloto, ou uma representação gráfica de Ayrton antes de Monaco GP 2, inclusive o seu antecessor, mas aqui ele realmente era a estrela da companhia.
Em 1990 a TecToy era quem representava a Sega aqui no Brasil e intermediou as negociações entre Senna com a empresa japonesa (Para titulo de informação, os japoneses são fascinados até hoje pelo piloto brasileiro), e um contrato de exclusividade foi firmado para a produção de vários títulos com o nome de Ayrton e obviamente, o mais conhecido deles foi Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2, lançado em 1992, um ano após o tricampeonato.
O jogo foi considerado um marco, pois além de aprimorar o que havia dado certo no primeiro, contou com a participação ativa de Senna em seu desenvolvimento, com o piloto auxiliando os desenvolvedores com ajustes finos do universo da Fórmula 1 na época, como a troca de marchas, reação dos carros em situações como vácuo, utilização de zebras em curvas. Senna queria que o jogo que levasse seu nome, fosse mais que apenas um jogo e sim uma experiência de corrida (podemos considerar que aqui tivemos o primeiro esboço dos simuladores de corridas?)

Uma homenagem ao ídolo feito pela Sega

O próximo da lista não é um jogo propriamente dito, estamos falando do Ayrton Senna Personal Talk: Message for the Future, lançado em 1995 para Sega Saturn, é uma homenagem interativa, com entrevistas, fotos e diversos momentos marcantes da carreira de Senna. É uma justa homenagem ao piloto, mas que infelizmente ficou restrita ao Japão.

O PlayStation também teve jogos de Ayrton Senna do Brasil

Já foi comentado sobre a paixão que os japoneses têm por Senna até hoje, o piloto era idolatrado no país do “Sol Nascente” e muitas vezes mais valorizado do que em sua terra natal. E claro que o console recém lançado da japonesa Sony não deixaria seu catalogo de jogos sem ter algo relacionado ao piloto.
O PlayStation teve três títulos que levaram o nome de Ayrton Senna e todos remetem ao inicio da sua carreira, no Kart. Em 1996 era lançado Ayrton Senna Kart Duel, que obviamente fez grande sucesso em terras nipônicas e ganhou duas continuações: Ayrton Senna Kart Duel 2 (1997) e Ayrton Senna Kart Duel Special (1999). Os jogos contêm diversas imagens, vídeos e frases marcantes do piloto brasileiro e como já dito, se restringe a corridas de kart onde Ayrton iniciou sua vida nas pistas.

Mais uma vez os japoneses prestam homenagens

Gran Turismo é uma das franquias de corrida mais consagradas e aclamadas do mundo dos games. Desenvolvida pela japonesa Polyphony, Gran Turismo 6 foi originalmente lançado para PS3 em 2013, mais uma vez revolucionando os games de simulação.
Em maio de 2014 a produtora lançou uma expansão, chamada “Tributo a Ayrton Senna” (Em tradução literal) em uma parceria firmada junto ao Instituto Ayrton Senna e que fez com que a carreira do piloto fosse revivida dentro do jogo.
Entre os elementos adicionados ao jogo através da expansão estão vídeos de tributo, pistas onde o piloto se destacou e modos de jogos especiais focados em sua carreira, uma réplica do clássico Lotus 97T, carro onde Senna venceu seu primeiro GP em 1985, também foi adicionada ao jogo e claro, trajes e o seu clássico capacete.

Codemasters recria rivalidade intensa entre Senna e Prost

Se você que acompanha a Fórmula 1 hoje em dia, acha que a rivalidade vivenciada entre Max Verstappen e Lewis Hamilton em 2021 foi intensa, pesquise sobre os anos de 1988 e 1993 os campeonatos decididos por Ayrton Senna e Alain Prost.
Teve discussões, cutucões via imprensa, batidas propositais que decidiram os campeonatos de 89 e 90 e até mesmo clausulas que proibiam a equipe Williams de assinar com Senna enquanto Prost fosse piloto deles.
E a Codemasters trouxe esta rivalidade mais uma vez em foco, ao homenagear os dois pilotos na edição especial do seu simulador F1 2019.
No jogo você poderia escolher entre a McLaren de Senna e a Ferrari pilotada pelo francês em 1990 em uma série de desafios a altura dos nomes que estavam sendo homenageados e, obviamente, não faltaram itens cosméticos de ambos para personalizar o jogo, sempre constando o lendário capacete amarelo com listras verdes, que se tornou uma marca registrada de Ayrton.

Senna Sempre: uma homenagem mais que justa

O último game é Horizon Chase Turbo: Senna Sempre, que se tornou mais que uma homenagem feita pela Aquiris, é uma obra prima que traz os grandes feitos de Ayrton para as gerações mais novas e se torna uma gameplay obrigatoria para aqueles que puderam acompanhar o piloto.
Da mesma forma que o jogo base de Horizon Chase Turbo nos remete o tempo todo ao clássico Top Gear do SNES e a sua expansão “Senna Sempre” não foge desse sentimento de nostalgia, sendo considerado um sucessor de “Ayrton Senna Super Monaco GP 2” citado no inicio desse texto.

A DLC possui dois modos de jogo, sendo o carreira e campeonato mundial. No primeiro, assumimos o controle de Senna e passamos por alguns dos momentos mais importantes de sua jornada, desde a estreia do piloto na principal categoria do automobilismo, até seu terceiro título mundial.

Será preciso ao menos chegar em 5º para que possa progredir as próximas corridas no modo Carreira que também fornece desafios extras ao jogador. Como é o caso do modo “Façanhas do Senna” que se tratam de desafios especificos que remetem a carreira do piloto e situações especificas de cada GP.

Como existem questões de licenças, você verá que apenas Ayrton Senna tem seu nome no game, mas quem conhece a carreira do piloto e acompanhou a categoria entre os anos de 1984 e 1991 vai conseguir identificar os carros das equipes da época e até mesmo os patrocinios que existiam em placas publicitarias. E claro que você também será capaz de identificar de quem se trata o “Grande Rival” já que falamos acima da tensão entre o piloto brasileiro e Alain Prost.

O legado de Ayrton Senna da Silva, tricampeão da maior categoria do automobilismo mundial, mesmo que interrompido de forma trágica, sempre estará vivo. As homenagens nunca cessarão e mesmo aqueles que não puderam vê-lo correr na época sabem o quanto sua obstinação pela vitória era intensa, tão intensa que o tornava um piloto ousado, visto em muitos momentos até como imprudente, mas que não se rendia jamais ao conformismo.
Os domingos dos brasileiros nunca mais foram os mesmo, a F1 perdeu muito do seu brilho e força pelas terras tupiniquins, mas a memoria de Ayrton segue viva, segue inspirando, segue sendo o tema da vitória que tanto almejamos.
Hoje fazem 30 anos que perdemos o homem, e ficamos com a lenda: “Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil!”

“Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina.” – Ayrton Senna da Silva

Siga a Black nas redes sociais: ⁠ https://beacons.ai/blackentbr

Ou pelos links: Instagram, Tiktok, Twitter, YouTube, Spotify e no Threads.

Rodrigo Moraes

Rodrigo Moraes

Turismologo por formação, mas onde eu viajo mesmo é escrevendo e falando sobre cultura pop, principalmente games, sem deixar de lado animes, filmes e séries!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *