Na última semana, big techs como Microsoft e Apple anunciaram grandes aumentos de preço em seus produtos. Em agosto os consoles Xbox terão um aumento médio de 125 dólares, e quem quiser comprar um iMac, iPad ou outros dispositivos da Apple terá que desembolsar por volta de 20% a mais nos próximos meses.
Ainda não sabemos quando ou como esses aumentos chegarão no Brasil, mas o fato é que de acordo com as gigantes da tecnologia o problema tende a piorar, sem nenhuma previsão de normalizar.
O que as big techs falam sobre o aumento dos preços
De acordo com a Microsoft, o problema central é a explosão dos valores de memória e armazenamento dos consoles, que já chega a 2,5x. A detentora da marca Xbox aponta ainda que espera que esses valores dobrem em 2027.
A Apple assina embaixo. Em entrevista para o MacRumors, a empresa disse que “a rápida expansão dos data centers de IA gerou um aumento extraordinário na demanda por memória e armazenamento. Nós nunca vimos o preço de um componente aumentar tanto, tão rápido.
De fato, há um aumento expressivo na demanda por componentes usados em consoles, tablets e computadores, já que são os mesmos que alimentam as necessidades de melhoria na IA das empresas.
A matemática é simples: Microsoft e Apple estão pagando mais para produzir cada unidade, e o custo é revertido para o varejo, e grande parte das empresas não acreditam que isso é um problema que acabará em 2026.

O preço “nunca” vai cair
Em uma conferência na Alemanha, o diretor executivo da Lenovo, Martin Hiegl, afirmou que nunca veremos valores como os de 1 ou 2 anos atrás.
A Micron Technology, fabricante de semicondutores, componentes de armazenamento e memórias de computador, no centro da crise, disse para o Wall Street Journal que “ser agressivo nos preços não é tão construtivo”.
As palavras são de Sumit Sadana, CGO (diretor de crescimento) da empresa. “Muitos investimentos na indústria foram removidos em 2023 por causa de precificação mal feita e margens pobres de lucro”, completa.
Eles também garantiram que os preços das memórias serão elevados pelo menos pelos próximos cinco anos. Esse cenário e o fato de culparem gigantes como a Apple pela escassez dos componentes faz com que mesmo as big techs aceitem que os valores não serão reduzidos por um bom tempo.
São tempos difíceis para os gamers.
Para mais notícias sobre games e tecnologia, acompanhe a Black!
Leia Também:
- 10 RPGs gigantes para jogar por semanas, incluindo Tales of Arise no Switch 2
- Ragnarok Online Brasil será encerrado em julho e marca o fim de uma era após mais de 20 anos
- Counter-Strike 2 introduz mudança e recarregar agora custa caro
- O novo indie Witchspire chama a atenção de cada vez mais jogadores!